Hoje eu vou mostrar para vocês, uma forma de Como Força os Arquivos para Download, para que o mesmo não abra no seu navegador, como é de padrão nos browser quando temos arquivos dos tipos: “.pdf, .doc, .csv, etc…”

Primeiro de tudo precisamos abrir ou criar o nosso .htaccess para dar inicio ao nosso tutorial.

Obs.: Como de padrão, o .htaccess é um arquivo oculto, então vocês teram que alterar as “permissões” e assim deixando o mesmo “vísivel”. Esse metódo de deixar o mesmo vísivel é diferente para cada tipo de sistema operacional, c0mo Windows, Linux ou Mac.

Metodo de Como Força os Arquivos para Download:

Com arquivo .htaccess aberto precisamos apenas adicionar o seguinte linhas de cógido:

AddType application/octet-stream .pdf
AddType application/octet-stream .doc
AddType application/octet-stream .csv

Como vocês podem ver eu adicionei o código “AddType application/octet-stream” junto com o .TIPO DO ARQUIVO, nesses três modelos eu falei para ele força o download dos arquivos: “.pdf, .doc e .csv”.

Mas vocês também podem adicionar mais outras extensões.

Exemplos:

AddType application/octet-stream .xls
AddType application/octet-stream .avi
AddType application/octet-stream .mpg
AddType application/octet-stream .mov

Update 2016

Hoje em dia, você não precisa mais utilizar o .htaccess para forçar o download, vocês simplesmente precisam colocar o atributo download na <href>, veja um modelo logo abaixo:

<a href="http://www.chrdesigner.com/post/forca-download/normal/pdf-test.pdf" title="Link para o Arquivo." download="download">Link para o Arquivo</a>

Espero que vocês tenham gostado desse tutorial e até breve, por favor se você gostou deixe seu like e também compartilha.

Até Mais,

César Ribeiro
Written by

Hi, my name is Cesar H. Ribeiro. I’m Brazilian and currently reside in Hortolândia, São Paulo. I’ve been working in Web Development since 2006, specializing in creating custom websites using the WordPress platform. My expertise includes transforming PSD/layouts into custom themes. Over the years, I’ve collaborated with numerous agencies worldwide, including those in Brazil, Australia, the USA, Germany, and Austria.

Related Posts