Hoje eu quero mostrar para vocês como instalar WordPress em servidor localhost utilizando o XAMMP mas esse procedimento é igual a todos outros metodos.
Primeiro de tudo é preciso ter a última versão do WordPress para que nós possamos instalar, entre em http://br.wordpress.org/ e realize o download.
Ps.: “No dia que esse post foi escrito a última versão era 3.8.2”
Após realizar o dowload vocês teram que descompactar a pasta “wordpress-3.8.2-pt_BR.zip” para que fique somente a pasta “wordpress”.
Agora vamos adicionar a pasta “wordpress” dentro da pasta “htdocs”
Dica: Para que fique mais organizado, adicione os arquivos do wordpress dentro de uma pasta com o nome do seu projeto. Ex.: projeto.com.br
Vamos acessar o link do localhost do seu projeto para que assim nós possamos dar inicio a instalação do WordPress, normalmente para acessar o link é por exemplo: http://localhost/projeto.com.br/ ou http://localhost:8888/projeto.com.br/ esse acesso pode variar para cada programa.
Acessando o link vocês iram ver essa tela:
Antes que clicar em “Vamos lá!” vamos criar o nosso banco de dados, acesse o seu phpmyadmin. Exemplo: http://localhost/phpmyadmin/ mas lembrando que estamos utilizando o XAMMP, outros programas pode ter um caminho diferente, mas a instalação é padrão para todos.
Agora com o phpmyadmin aberto vamos criar o banco de dados, procure por “Create new database” e adicione o nome do seu banco e selecione a opção “latin1_general_ci” e clique em “Create”.
Depois do banco de dados criado, vamos voltar para a instalação de nosso WordPress. Clique em “Vamos lá!” e a tela seguinte vocês teram as seguintes informações:
1) Nome do Banco de Dados: Nele vocês teram que colocar o nome certinho do banco de dados como foi criado no seu phpmyadmin.
2) Nome de usuário: Esse opção pode variar muito, no XAMMP o default é root.
3) Senha: Normalmente não é preciso de senha para acessar o phpmyadmin no XAMMP.
4) Servidor de banco de dados: É só adicionar localhost nesta opção.
5) Prefixo da tabela: Por segurança altere o wp_ para outro prefixo, por exemplo: “wp_clientex_“. Isso é um metodo de segurança para que a sua tabela não tenha ataques de hackers pelo o prefixo padrão.
E por fim clique em “Enviar”
Se aparecer essa mensagem, abaixo:
É preciso dar a permissão 777 somente na pasta de instalação aonde estão os arquivos, não de permissão recursiva somente mesmo na pasta root do seu WordPress… Volte para a página anterior e clique novamente no botão “Enviar”. Mas lembre que NUNCA coloque essa permissão na pasta online, porque é uma grave falha de segurança.
Após esses passos, vocês vão visualizar essa mensagem e clique em Instalar.
Estamos já quase finalizando a instalação do nosso WordPress, agora só precisamos inserir as seguintes informações:
1) Título do site: Adicione o título do seu projeto ou o que desejar, mas sempre pensando no SEO do seu site.
2) Nome do usuário: Vocês podem colocar como adminstrador, mas não é um “user” muito seguro para ter em seu site. Tente colocar por exemplo o nome do seu site ou algum nome alfanumérico.
3) Senha: Coloque uma senha segura nada de utilizar “qwert , 123456 , admin, etc…” essas senhas não traz segurança alguma para o seu site, se você não sober criar essas senhas de alta segurança eu indico vocês utilizarem esse site: http://www.geradordesenha.com.br/
Com ele vocês podem criar varias senhas de alto nível de segurança. O minimo de caracter é 8 mas eu indico utilizar no minimo 12. Selecione por exemplo Numeral + Minúsculas + Maiúsculas e selecione a opção Primeiro caractere: Maiúsculas e clique em Gerar Senha. Ele irá gerar uma senha para vocês no campo Senha criada e é só salvar essa senha em algum lugar senão vocês vão esquecer.
4) O seu endereço de email: Esse endereço de email será o “Super Admin” ele terá alguns privilégios a mais doque o proprio Admin então esse email tem que ser do próprio desenvolvedor e para o cliente final é preciso só criar outro usuário Administrador para ele e se preciso colocar alguns “Roles e Capabilities” para ele, mas isso é assunto para um outro post.
5) Privacidade: Essa opção sempre tem que estar ativa, somente mesmo se for algum sistema privado que vocês não queiram que o Google indexa o seu projeto.
A tela de Informações necessárias ficará como essa no modelo, após com todos os passos cadastrados:
E por fim clique em “Instalar WordPress“, se tudo estiver certinho com o cadastro… vocês vão ver a mensagem de Sucesso!
Agora é só clicar no botão de Login que vocês vão ser redirecionados para a tela de login, nela é só adicionar o seu Nome de usuário e a senha que vocês acabaram que cadastrar na tela anterior e clique em “Login”.
Ps.: Se vocês desejarem alterar a tela de login do WordPress sem Plugin é só acessar o meu post, nele eu mostrei o passo-a-passo de como fazer essa customização.
Pronto!!! agora o seu WordPress esta instalado e funcionando, só esperando vou a começar a desenvolver o seu site ou adicionar o seu tema favorito.
Espero que vocês tenham gostado deste post e até breve, por favor se gostou compartilha o post e se tiver dúvida ou sugestão, por favor deixe um comentário. Até Mais…